domingo, 6 de julho de 2014

Quais deficiências causam mal comportamento no caso do autismo

É frequente que crianças com autismo sejam rotuladas com problemas de comportamento sérios. Quando observadas sem o conhecimento das dificuldades neurológicas e deficiências associadas, comportamentos como gritar, bater em coisas, hiperatividade, distanciamento, risadas inapropriadas e invasão do espaço do outro podem parecer um indicativo de falta de disciplina e desafio absoluto. Este não é o caso. Devido às deficiências neurológicas, estas crianças enfrentam desafios diários que inibem sua habilidade de perceber o mundo ao seu redor.
::Distúrbios de processamento sensorial

Várias crianças autistas sofrem com deficiência de processamento de estímulos sensoriais. Integrações sensoriais normais permitem que a pessoa capte informações sobre o que a cerca através de seus sentidos, incluindo a visão, o olfato, a audição, o tato e a noção de espacialidade (onde termina o seu corpo e começa o espaço). A informação é processada no cérebro e então interpretada, organizada, e mandada de volta para o corpo com instruções para uma resposta adequada. Ter deficiências de processamento sensorial significa que o estímulo é captado, mas quando a informação entra no cérebro, ela não é processada corretamente, e então o cérebro envia respostas inapropriadas e anormais. O cérebro é hiper-responsivo quando ele basicamente entra em curto-circuito com sensações intensas ou aumentadas. Mesmo o mais leve toque em uma criança autista pode provocar uma reação agressiva: o sistema nervoso está sempre em estado de alerta e percebe todo movimento ou sensação como perigo. Por isso, a criança deve evitar alguns tipos de comida, roupas, movimentos, ou fazer movimentos repetitivos para acalmar o corpo. Pelo contrário, o cérebro pode ser hiporresponsivo quando simplesmente não registra e não responde aos estímulos recebidos. Uma criança pode cair ou bater a cabeça e não indicar nenhuma sensação de dor. Para ter uma noção melhor de seu mundo, ela pode empregar todos os outros sentidos como forma de compensação. É recomendada a terapia ocupacional, junto com o uso de produtos como coletes de compressão ou de peso, segunda pele, e balanços giratórios para ajuda sensorial.

::Deficiências de enzimas digestivas

Crianças com autismo tendem a ter problemas digestivos devido a uma deficiência enzimática, que pode causar vazamento do revestimento intestinal, mais conhecido como vazamento do intestino. Esta deficiência faz que substâncias de alimentos parcialmente digeridos chamados peptídeos entrem diretamente na corrente sanguínea. Os culpados mais comuns por iniciar estas reações são o glúten e a caseína. O glúten e proteínas semelhantes são encontrados no trigo e em outros grãos, assim como em comidas derivadas destes. Também podem ser encontrados em amidos, semolina, malte, molhos de soja, temperos e corantes artificiais. A caseína é uma proteína encontrada no leite e em alimentos que o contenham, como queijo, manteiga, iogurte e sorvete. Quando o glúten e a caseína não são digeridos apropriadamente, os peptídeos formados agem como opiáceos, causando curto-circuito nas funções cerebrais e alterando o comportamento, as percepções e respostas da criança autista ao ambiente. Problemas comportamentais causados por deficiências digestivas podem incluir isolamento social, risadas inapropriadas e falta de percepção ou interesse no que está acontecendo. Existem vários substitutos viáveis e deliciosos como massas, cereais, biscoitos e até pães sem glúten. Sorvetes e iogurtes com base de leite de coco estão se tornando mais populares, assim como o leite de amêndoas.

::Desconexão funcional entre os hemisférios cerebrais

Baseado nos estudos do Dr. Robert Melillo, o autismo e outras deficiências de aprendizado são causados por vários graus de desequilíbrio hemisférico no cérebro. Para que o cérebro funcione normalmente, as atividades em ambos os hemisférios direito e esquerdo devem funcionar em harmonia. Quando o cérebro não consegue mais compartilhar e integrar informações com eficiência, ele se torna desconexo. O hemisfério deficiente e a porcentagem de distância entre os dois indica os diferentes sintomas e comportamentos que anteriormente eram identificados como diagnósticos separados. Pessoas com deficiência no lado direito do cérebro são lógicas, lineares e literais em sua percepção das coisas; elas perdem a perspectiva geral com deixas e questões sociais. Podem repetir e memorizar mas não compreender a informação que estão recitando. Fisicamente, é comum que tenham sensibilidades a comidas, alergias e problemas digestivos. Seu andar é desajeitado e seus músculos não são totalmente desenvolvidos, o que afeta diretamente a coordenação. Estes sintomas são típicos de pessoas com autismo ou TDAH. Pessoas com deficiências no lado esquerdo do cérebro são mais criativas, atléticas, e têm problemas com detalhes. Elas têm dificuldades de desenvolvimento da coordenação motora e podem gaguejar quando cansadas ou frustradas. São boas em raciocínio matemático e interpretação de texto. Estes sintomas são comuns a quem tem dislexia. Ambos os tipos têm extrema dificuldade de processar e integrar estímulos sensoriais, o que pode se manifestar de várias formas, incluindo sensibilidade alta ou baixa à luz, sons ou ao toque, assim como dificuldades para comer. A pesquisa do Dr. Melillo indica que o cérebro não é ligado com fios e que a desconexão funcional pode ser corrigida por um regime de terapia e nutrição.

Foto: É frequente que crianças com autismo sejam rotuladas com problemas de comportamento sérios. Quando observadas sem o conhecimento das dificuldades neurológicas e deficiências associadas, comportamentos como gritar, bater em coisas, hiperatividade, distanciamento, risadas inapropriadas e invasão do espaço do outro podem parecer um indicativo de falta de disciplina e desafio absoluto. Este não é o caso. Devido às deficiências neurológicas, estas crianças enfrentam desafios diários que inibem sua habilidade de perceber o mundo ao seu redor.
::Distúrbios de processamento sensorial

Várias crianças autistas sofrem com deficiência de processamento de estímulos sensoriais. Integrações sensoriais normais permitem que a pessoa capte informações sobre o que a cerca através de seus sentidos, incluindo a visão, o olfato, a audição, o tato e a noção de espacialidade (onde termina o seu corpo e começa o espaço). A informação é processada no cérebro e então interpretada, organizada, e mandada de volta para o corpo com instruções para uma resposta adequada. Ter deficiências de processamento sensorial significa que o estímulo é captado, mas quando a informação entra no cérebro, ela não é processada corretamente, e então o cérebro envia respostas inapropriadas e anormais. O cérebro é hiper-responsivo quando ele basicamente entra em curto-circuito com sensações intensas ou aumentadas. Mesmo o mais leve toque em uma criança autista pode provocar uma reação agressiva: o sistema nervoso está sempre em estado de alerta e percebe todo movimento ou sensação como perigo. Por isso, a criança deve evitar alguns tipos de comida, roupas, movimentos, ou fazer movimentos repetitivos para acalmar o corpo. Pelo contrário, o cérebro pode ser hiporresponsivo quando simplesmente não registra e não responde aos estímulos recebidos. Uma criança pode cair ou bater a cabeça e não indicar nenhuma sensação de dor. Para ter uma noção melhor de seu mundo, ela pode empregar todos os outros sentidos como forma de compensação. É recomendada a terapia ocupacional, junto com o uso de produtos como coletes de compressão ou de peso, segunda pele, e balanços giratórios para ajuda sensorial.

::Deficiências de enzimas digestivas

Crianças com autismo tendem a ter problemas digestivos devido a uma deficiência enzimática, que pode causar vazamento do revestimento intestinal, mais conhecido como vazamento do intestino. Esta deficiência faz que substâncias de alimentos parcialmente digeridos chamados peptídeos entrem diretamente na corrente sanguínea. Os culpados mais comuns por iniciar estas reações são o glúten e a caseína. O glúten e proteínas semelhantes são encontrados no trigo e em outros grãos, assim como em comidas derivadas destes. Também podem ser encontrados em amidos, semolina, malte, molhos de soja, temperos e corantes artificiais. A caseína é uma proteína encontrada no leite e em alimentos que o contenham, como queijo, manteiga, iogurte e sorvete. Quando o glúten e a caseína não são digeridos apropriadamente, os peptídeos formados agem como opiáceos, causando curto-circuito nas funções cerebrais e alterando o comportamento, as percepções e respostas da criança autista ao ambiente. Problemas comportamentais causados por deficiências digestivas podem incluir isolamento social, risadas inapropriadas e falta de percepção ou interesse no que está acontecendo. Existem vários substitutos viáveis e deliciosos como massas, cereais, biscoitos e até pães sem glúten. Sorvetes e iogurtes com base de leite de coco estão se tornando mais populares, assim como o leite de amêndoas.

::Desconexão funcional entre os hemisférios cerebrais

Baseado nos estudos do Dr. Robert Melillo, o autismo e outras deficiências de aprendizado são causados por vários graus de desequilíbrio hemisférico no cérebro. Para que o cérebro funcione normalmente, as atividades em ambos os hemisférios direito e esquerdo devem funcionar em harmonia. Quando o cérebro não consegue mais compartilhar e integrar informações com eficiência, ele se torna desconexo. O hemisfério deficiente e a porcentagem de distância entre os dois indica os diferentes sintomas e comportamentos que anteriormente eram identificados como diagnósticos separados. Pessoas com deficiência no lado direito do cérebro são lógicas, lineares e literais em sua percepção das coisas; elas perdem a perspectiva geral com deixas e questões sociais. Podem repetir e memorizar mas não compreender a informação que estão recitando. Fisicamente, é comum que tenham sensibilidades a comidas, alergias e problemas digestivos. Seu andar é desajeitado e seus músculos não são totalmente desenvolvidos, o que afeta diretamente a coordenação. Estes sintomas são típicos de pessoas com autismo ou TDAH. Pessoas com deficiências no lado esquerdo do cérebro são mais criativas, atléticas, e têm problemas com detalhes. Elas têm dificuldades de desenvolvimento da coordenação motora e podem gaguejar quando cansadas ou frustradas. São boas em raciocínio matemático e interpretação de texto. Estes sintomas são comuns a quem tem dislexia. Ambos os tipos têm extrema dificuldade de processar e integrar estímulos sensoriais, o que pode se manifestar de várias formas, incluindo sensibilidade alta ou baixa à luz, sons ou ao toque, assim como dificuldades para comer. A pesquisa do Dr. Melillo indica que o cérebro não é ligado com fios e que a desconexão funcional pode ser corrigida por um regime de terapia e nutrição.
Fonte: www.ehow.com.br

Texto retirado na íntegra do Face Síndrome de Asperger - Autismo

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